Mossad detonou pagers do Hezbollah? Entenda a operação em 6 perguntas-chave
- adinan85
- 18 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A intrigante ação do Mossad, a famosa agência de inteligência israelense, que teria explodido pagers pertencentes ao Hezbollah, levantou diversas questões.
Na última terça-feira (17), o Líbano foi palco de uma série de explosões simultâneas que deixaram milhares de feridos. Pagers utilizados pelo grupo Hezbollah explodiram em diferentes regiões do país, resultando em pelo menos nove mortos, incluindo uma criança, e mais de 2,8 mil feridos, sendo 200 em estado grave.
Embora ainda não esteja completamente claro como o ataque foi conduzido, o Hezbollah acusa Israel de ser responsável pela ação. Fontes ligadas à segurança dos Estados Unidos e do Líbano afirmam que o Mossad, a agência de inteligência israelense, teria infiltrado explosivos em pagers do Hezbollah antes de detoná-los.
As autoridades israelenses, até o momento, não fizeram comentários oficiais sobre o ocorrido.
Quando e onde ocorreram as explosões?
As detonações tiveram início por volta das 15h45, no horário local, na capital Beirute e se espalharam por outras áreas do Líbano. Testemunhas relataram ter visto fumaça saindo dos bolsos das pessoas antes de pequenas explosões, comparadas a sons de fogos de artifício.
Imagens de segurança mostraram o momento em que um pager explode no bolso de um homem em um estabelecimento comercial. As explosões ocorreram por cerca de uma hora, gerando caos em hospitais que rapidamente ficaram lotados de vítimas.
O que causou as explosões dos pagers?
O Hezbollah não revelou publicamente o que teria causado a explosão dos dispositivos, conhecidos como "bipes". Segundo o Wall Street Journal, uma nova remessa de pagers, recém-recebida pelo grupo, foi comprometida.
Fontes indicam que o Mossad teria colocado explosivos em cerca de 5 mil pagers fabricados em Taiwan e adquiridos pelo Hezbollah meses antes. Especialistas sugerem que o ataque envolveu uma sofisticada sabotagem na cadeia de suprimentos dos dispositivos, algo raro em incidentes dessa magnitude.
Quais foram as vítimas?
O Hezbollah confirmou a morte de oito de seus combatentes, mas não forneceu detalhes sobre as circunstâncias. Entre as vítimas estão também civis, incluindo o filho de um parlamentar do grupo e a filha de 10 anos de um membro do Hezbollah no Vale do Bekaa.
O ministro da Saúde do Líbano relatou que a maioria dos feridos sofreu lesões nas mãos, rosto e, em alguns casos, amputações. O embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, também foi ferido, mas passa bem.
Quem está por trás do ataque?
Embora nenhum grupo tenha reivindicado a responsabilidade, o Hezbollah e o governo libanês culpam Israel. O primeiro-ministro do Líbano descreveu o ataque como uma grave violação da soberania do país. Já o Hezbollah prometeu retaliação contra Israel, classificando o ato como uma agressão criminosa.
Por que o Hezbollah usa pagers?
O grupo depende dos pagers como um meio de comunicação de baixa tecnologia, buscando evitar a vigilância israelense. Os dispositivos são considerados menos vulneráveis do que os celulares, que foram abandonados pelo grupo após ataques anteriores conduzidos por Israel.
Haverá uma escalada no conflito?
As explosões dos pagers aumentaram as tensões já elevadas entre o Hezbollah e Israel, que estão em um conflito de baixa intensidade há meses. Embora ambos os lados tentem evitar uma guerra em larga escala, analistas alertam para a possibilidade de que a situação possa se agravar.
Comments