Clima seco marcará primavera até novembro, alertam especialistas
- adinan85
- 19 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A estação mais colorida do ano trará também uma prolongada seca, que deve persistir até meados de novembro, segundo previsões de institutos meteorológicos.
A estação das chuvas ainda vai demorar a chegar em grande parte do Brasil. De acordo com uma previsão divulgada por especialistas, o clima seco deve se estender até meados de novembro. Este prognóstico faz parte das expectativas para a primavera, que começa neste domingo (22), às 9h44 (horário de Brasília), e se estende até 21 de dezembro.
O relatório, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), foi divulgado na quarta-feira (18).
Chuvas localizadas e seca prolongada em algumas regiões
De acordo com as previsões, algumas áreas poderão ter chuvas acima da média, como o Acre, Roraima, o sudoeste do Amazonas, o sudeste da Bahia e o Rio Grande do Sul, que já enfrentou inundações no último outono.
Por outro lado, o sul do Amazonas, que atualmente sofre com uma grande quantidade de focos de incêndio, deverá continuar enfrentando a seca e um aumento na ocorrência de queimadas até, pelo menos, o mês de outubro.
No Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a expectativa é de um retorno gradual das chuvas ao longo da estação.
Transição climática na primavera
"Climatologicamente, a primavera é o período de transição entre as estações seca e chuvosa no Brasil central", aponta o relatório. Entretanto, a qualidade e o volume de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul dependerão muito da umidade transportada pela Amazônia.
No Sudeste, a previsão para os próximos meses sugere que a chuva fique abaixo da média em estados como São Paulo e algumas regiões de Minas Gerais. Nas demais áreas do Sudeste, as chuvas podem ficar próximas ou acima da média, sendo mais regulares nos meses de outubro e novembro.
Temperaturas acima da média em diversas regiões
Além da seca, as temperaturas devem seguir elevadas em várias partes do Brasil. No Sudeste, especialmente no oeste de Minas Gerais e São Paulo, a expectativa é de temperaturas superiores à média histórica para essa época do ano.
No Sul do país, a previsão é de chuvas abaixo da média em estados como Paraná e Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul pode ter precipitações dentro ou acima da média. As temperaturas também devem ser mais altas que o normal, sobretudo nas áreas oeste da região.
La Niña e seus impactos no clima brasileiro
A previsão também indica que o fenômeno climático La Niña deve começar a impactar o clima no Brasil ainda em setembro, com 58% de chance de se estender até novembro, segundo o Inmet. Tradicionalmente, em anos de La Niña, a chuva tende a diminuir na região Sul, enquanto as regiões Norte e Nordeste experimentam um aumento nas precipitações.
No entanto, o documento ressalta que o clima no Brasil é influenciado por diversos fatores e não apenas pelo La Niña. Outros fenômenos podem interferir nas condições climáticas, ampliando ou suavizando seus efeitos.
Tags
primavera 2024,vespa primavera 150 2024,quando começa a primavera 2024,tendencias primavera verano 2024,vespa primavera 2024,primavera sound 2024,2024 vespa primavera,new vespa primavera 2024,primavera 2024 que dia começa,primavera 2024 quando começa,quando inicia a primavera 2024,vespa primavera,primavera sound,vespa primavera terbaru 2024,tendencias de moda primavera 2024,conjunto primavera,tendencias primavera,vespa 2024,primavera,moda 2024
Comentários